O petróleo da camada pré-sal e a biodiversidade da Floresta Amazônica podem trazer a "redenção" ao Brasil, disse nesta terça-feira (20/10) o presidente Lula na cerimônia de posse do embaixador Samuel Pinheiro Guimarães como ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE).
"A Amazônia e o pré-sal são duas coisas extraordinárias, que temos que nos preocupar com muito carinho, porque podem ser a redenção desse país, além do nosso povo que é o mais importante que temos", disse Lula, que cobrou uma política para exploração adequada da floresta.
Uma das tarefas do novo ministro é coordenar o Plano Amazônia Sustentável, que provocou atritos entre o primeiro chefe da pasta, Mangabeira Unger, e a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva.
"Não firmamos ainda uma doutrina sobre a utilização da Amazônia. Temos paixões pela Amazônia. Cada um do seu jeito. Tem gente que acha que com uma motossera resolve tudo. Tem outro que tem paixão e acha que tem que virar um santuário da humanidade, não pode mexer", afirmou o presidente da República.
Lula lembrou que a SAE foi criada para pensar um projeto de desenvolvimento para o Brasil até 2022, quando o país completará 200 anos de independência.
Samuel Pinheiro Guimarães era secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores. Ele substituirá Daniel Vargas, que comandava a pasta interinamente desde a saída de Mangabeira Unger, em junho.