O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, no início da tarde desta sexta-feira (9/10), o Nobel da Paz deste ano, dado ao líder norte-americano Barack Obama. Lula disse que a própria eleição de um político negro à Casa Branca merece uma premiação. "Esse é um feito extraordinário, que precisa ser premiado de todas as formas. O prêmio está em boas mãos", afirmou, em solenidade para a assinatura de compromissos com o governo da África do Sul, no Palácio do Itamaraty. Lula disse que já enviou um telegrama a Obama e que talvez converse com ele mais tarde, por telefone.
Na mesma ocasião, o presidente brasileiro comentou a ação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, em fazenda no interior de São Paulo. Lula reconheceu ser defensor das lutas sociais no país, mas criticou o vandalismo realizado por integrantes do MST. "Obviamente não posso concordar com aquilo", disse categórico.
A respeito Exame Nacional do Ensino Médio, cancelado devido ao vazamento da prova, o presidente questionou o interesse daquele que furtou o documento. ele descarta a possibilidade de alguém pegar a prova com o único intuito de divulgar à imprensa. Lula deu a entender que poderia haver interesse político por trás do roubo, mas reconhece: "A gente não pode afirmar a serviço de quem isso aconteceu". O presidente disse ainda que o prejuízo, na verdade, recaíu sobre os milhões de jovens que tiveram a data do exame adiado.