Jornal Correio Braziliense

Politica

José Múcio faz festa e toma posse em outubro

Comemoração promete reunir políticos de diversas correntes, nesta sexta, no Recife

O ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro (PTB), deixa o cargo na próxima segunda-feira (28/9). Às 15h, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele repassa o ministério para o petista Alexandre Padilha, em Brasília. O destino de José Múcio é o Tribunal de Contas da União (TCU), onde ocupará a vaga do recém-aposentado ministro Marcus Vinicius Vilaça. A posse no TCU está marcada para 20 de outubro, mas o começo desta nova fase será comemorada hoje por José Múcio. Junto a amigos, familiares e correligionários, ele participa de uma festa na casa de recepções Arcádia, quando também celebra os seus 61 anos.

Como não pode fugir à própria história, o ministro das Relações Institucionais deve ter uma festa de cunho político. O governador Eduardo Campos (PSB), com quem José Múcio discute a divisão de suas bases eleitorais, já assegurou a presença. O ministro foi eleito deputado federal em 2006, com mais de 120 mil votos, e a expectativa era de que teria mais de 200 votos no próximo ano.

[SAIBAMAIS]As homenagens ao futuro integrante do TCU serão feitas, ainda, pelo prefeito do Recife, João da Costa (PT), e por quase toda a bancada federal pernambucana. Também são esperados deputados estaduais, prefeitos e vereadores de todas as regiões do estado. "Vai ser uma festa para marcar a passagem de uma fase política para outra", frisou Marina Monteiro Leal, filha de José Múcio.

Múcio chegou ao comando do ministério, um dos mais estratégicos do governo Lula, em novembro de 2007. Então líder do governo na Câmara, ele ocupou a vaga de Walfrido do Mares Guia (PTB-MG) e tornou-se peça importante para os projetos do presidente da República. Foi assim nas negociações para a instalação da CPI da Petrobras, no Senado, e na eleição para a presidência do Senado, que resultou na vitória de José Sarney (PMDB) contra Tião Viana (PT).