Ao discursar nesta quinta-feira (24), a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) ressaltou a importância da agropecuária para o país. Ela também manifestou o seu apoio à instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que irá investigar repasses federais para entidades ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
A senadora elogiou o desempenho da agropecuária brasileira nas últimas décadas, que tem apresentado resultados crescentes de produtividade, além de um desenvolvimento tecnológico significativo e processos eficientes.
De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), informou a senadora, a cadeia do agronegócio brasileiro corresponde a 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, o equivalente a R$ 728 bilhões em 2008. O setor, acrescentou Marisa Serrano, gera mais de 26 milhões de empregos, ocupando cerca de 28% da população ativa do país.
- Em síntese, a agropecuária brasileira é moderna, produtiva, encontra-se integrada ao mercado internacional e nele compete com grande desenvoltura - disse.
A senadora também defendeu uma discussão mais aprofundada sobre a proposta do governo federal de atualização dos índices de produtividade que servem como parâmetro para definir as propriedades que podem ser desapropriadas para fins de reforma agrária. Ela afirmou ainda que o país precisa discutir a reformulação do Código Florestal.
- É preciso voltar os olhos para o problema da terra no Brasil. Somos um país produtor de alimentos e vivemos com a missão de encontrar o equilíbrio entre a produção necessária para garantir a sobrevivência humana e o respeito ao meio ambiente. Esse equilíbrio nós temos de encontrar no país - declarou.