Jornal Correio Braziliense

Politica

Lula defende interatividade na internet, mas esquece que Blog do Planalto é fechado

No mesmo dia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva incentivou a participação de internautas no Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br), lançado há duas semanas pelo governo, o petista afirmou, ao ser questionado sobre a reforma eleitoral em tramitação no Congresso, que não é possível controlar a internet como os demais meios de comunicação. ;Seria impossível você imaginar que vai controlar a internet. A internet é uma coisa que fugiu ao controle do seu criador;, afirmou, em entrevista a rádios de Roraima, onde, ontem, inaugurou obras.

[SAIBAMAIS]Em um vídeo com pouco menos de um minuto, intitulado O PIB e um recado aos leitores do blog, Lula afirmou ser valiosa a colaboração dos internautas. ;É importante que vocês deem sugestões, que vocês critiquem, porque a gente vai aprendendo com as sugestões, com as críticas, e eu espero que um dia o Planalto tenha um blog que não tenha defeito;, publicou.

Em seu apelo, o presidente ignorou o fato de o Blog do Planalto ser criticado justamente pela falta de espaço para comentários dos leitores. A impossibilidade de fazer as sugestões e críticas que Lula tanto gostaria de ouvir motivou o consultor de internet Pedro Markun e a jornalista Daniela Silva a criarem um ;clone; (http://planalto.blog.br). O conteúdo do Blog do Planalto é integralmente copiado. A diferença do site ;pirata; é que o internauta pode comentar os posts, ao contrário da versão oficial.

Para o professor de Comunicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) Juliano Borges, a interatividade é a base de um blog. ;É um espaço que não só evidencia a opinião do blogueiro, mas, também, onde a opinião dele serve de estímulo para discussão, com base em cada um dos posts;, disse.

Ontem, até o início da tarde, sete comentários foram postados no blog genérico sobre o vídeo do presidente Lula. ;Dar sugestões e criticar como?! Será que eles (governistas) leem os comentários que a gente faz aqui no clone?;, perguntou um internauta.