Jornal Correio Braziliense

Politica

Major-brigadeiro envolvido em discussão com ex-ministro é exonerado

A demissão do do brigadeiro Antônio Hugo Pereira Chaves, diretor de Transporte Espacial e Licenciamento da Agência Espacial Brasileira (AEB) foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira. Conforme o Correio adiantou na última semana, o representante da aeronáutica na AEB se envolveu em uma discussão com o diretor-geral brasileiro da Alcântara Cyclone Space (ACS), o ex-ministro da Ciência e Tecnologia Roberto Amaral, o que ocasionou a demissão.

[SAIBAMAIS]Durante a confusão, no último dia 26, Amaral teria cobrado alguns posicionamentos da agência em reunião na sede da AEB. O ex-ministro e outro integrante da Cyclone foram interrompidos várias vezes pelo diretor Antonio Chaves, o que irritou Amaral. Chaves e Amaral chegaram a esmurrar a mesa, até que o diretor da Cyclone xingou verbalmente o major-brigadeiro que, irritado, jogou um copo de água em Amaral.

Segundo um funcionário presente à reunião, a discussão só não terminou em pancadaria pela intervenção dos presentes. Fontes do setor afirmam que o major-brigadeiro Antonio Chaves foi demitido no mesmo dia. Já Amaral, com 70 anos de idade, acabou indo parar em um hospital no dia seguinte, apresentando quadro de pressão alta.

Procurado pelo Correio na última semana, Amaral confirmou por meio de sua assessoria a ocorrência do incidente. Ele destacou que as relações da AEB com a Cyclone são harmônicas e que ficarão "melhores ainda a partir de agora". A agência, por sua vez, esclareceu em nota que "no calor dos debates técnicos, houve um acirramento pontual de ânimos entre dois interlocutores, que, no entanto, não comprometeu as relações institucionais e nem os prazos de andamento do referido projeto". A agência não informou quem substituirá o diretor exonerado.