O governador do Rio, Sérgio Cabral, comemorou nesta quinta (10/9) a retirada da urgência constitucional da análise dos projetos sobre a exploração de petróleo na camada pré-sal. Para ele, a medida demonstra a ;capacidade de diálogo; do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
;Foi uma vitória da democracia;, afirmou Cabral ao chegar à Bienal do Livro, no Recreio, zona oeste da cidade. ; Mais uma vez o presidente demonstrou sua capacidade e vocação para tolerância;, completou.
[SAIBAMAIS]A retirada do pedido de urgência foi anunciada ontem (9), pelo presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), que garantiu, em troca, votar os projetos do governo federal até o dia 10 de novembro.
Com a medida, o governador do Rio afirmou que vai continuar defendendo ;o princípio constitucional; para divisão dos royalties da produção petrolífera. ;Estados e municípios produtores têm direito a indenizações, a compensações financeiras e a royalties. Isso está claro na Constituição;, destacou.
Cabral ressaltou que não é contra a divisão de recursos do pré-sal para as regiões menos desenvolvidas do país. ; O que não pode é retirar recursos do Rio de Janeiro. Isso é uma tremenda injustiça.;