Ao comentar as exonerações de pessoas que ocupavam cargos de confiança da ex-secretária da Receita Federal, Lina Vieira, e de pedidos de demissão de servidores descontentes com o ato, o ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, disse que não há uma rebelião na Receita.
%u201CNão há rebelião, houve uma mudança de comando, natural. Em qualquer mudança de comando, se procedem modificações administrativas, na forma de funcionamento, no índice de confiança%u201D, disse após cerimônia em que foi condecorado pelo Exército com a Medalha do Pacificador.
As exonerações de Alberto Amadei e de Iraneth Maria Dias Weiler de funções de confiança na Receita Federal do Brasil foram publicadas no Diário Oficial da União do último dia 24. Amadei era assessor especial de Lina Vieira e Iraneth exercia a função de chefe de gabinete da ex-secretária.
Na sequência, ocorreram pedidos de demissão de vários servidores ligados à Lina Vieira. Em uma carta, os funcionários se declaram incapacitados de continuar nas funções porque os últimos fatos mostram a intenção do Ministério da Fazenda de afastar outros administradores do comando da Receita.