Ao ocupar a tribuna há pouco, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) lamentou o resultado da reunião do Conselho de Ética desta quarta-feira (20), que culminou no arquivamento dos recursos apresentados ao arquivamento anterior das representações e denúncias contra o senador José Sarney (PMDB-AC) e da representação contra o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM).
Ele chegou a ler frases de desencanto de pessoas com as quais fez contato durante a exibição da reunião pela TV Senado, e disse esperar que o Senado ainda não tenha "engolido o arquivamento, sob pena de o povo brasileiro também arquivar".
Em aparte, o senador Wellington Salgado (PMDB-MG) criticou a apresentação, pelo PSOL, de recurso à decisão do Conselho do Ética em relação às representações contra o senador José Sarney apresentadas pelo partido e pelo PSDB. Wellington disse que o grupo de senadores que apoiou a iniciativa está criando falsas expectativas junto à opinião pública, já que, pelo Regimento Interno do Senado, não cabe recurso ao Plenário.
Ele atribuiu a esses senadores o desgaste que tem sofrido o grupo de parlamentares que se posicionou de forma favorável ao presidente Sarney.