O DEM deve apresentar amanhã (18), na Câmara, requerimentos de convocação da chefe da Casa Civil da Presidência da República, ministra Dilma Rousseff, e de convite à ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira. O partido pretende apresentar sete requerimentos para que Dilma e Lina prestem esclarecimentos sobre um suposto entre as duas.
A ex-secretária disse à imprensa que, no encontro, a ministra Dilma teria solicitado a aceleração das investigações que a Receita vinha fazendo em negócios da família Sarney. A ministra nega o encontro e a solicitação.
O presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), vai apresentar três requerimentos na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle e outros parlamentares levarão mais três pedidos à Comissão de Finanças e Tributação. O líder do partido, Ronaldo Caiado (GO), apresentará requerimento à Mesa Diretora da Câmara para que Dilma preste esclarecimentos em comissão geral no plenário da Casa sobre o suposto encontro com Lina Vieira.
%u201CSe forem confirmadas as declarações já prestadas pela senhora Lina Vieira, serão desmascarados instrumentos usados pela cúpula do governo para consecução de seus objetivos políticos a qualquer custo%u201D, disse Caiado.
Para que os requerimentos sejam aprovados e a ministra e a ex-secretária tenham de comparecer à Câmara, o DEM precisará conseguir maioria de votos nas comissões e no plenário. Tanto nas comissões quanto no plenário, a base governista supera o número de oposicionistas.