Jornal Correio Braziliense

Politica

Manifestantes entram em choque com a polícia e seguem para a casa de Sarney

Cerca de 150 manifestantes fizeram protesto em frente ao Congresso Nacional neste sábado (15/8). Ele reivindicavam a saída do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Formado por uma maioria de estudantes de ensino médio, o protesto deu a volta no prédio.

[SAIBAMAIS]Houve um momento de tensão entre as forças de segurança e o grupo, um pequeno enfrentamento com cerca de 11 policiais. Os manifestantes tentavam invadir o pátio das cúpulas (parte externa do Congresso) e foram recebidos a cacetadas. "A orientação é não usar a força, mas a represssão foi na mesma proporção dos manifestantes", disse o tenente Michello, oficial que fazia a segurana na ocasião.

Entre os participantes, estavam pessoas que integraram os protestos ocorridos nessa semana dentro do Senado e que também pediam a saída de Sarney. Dois servidores públicos, André Dutra e Rodrigo Grassi, que haviam sido detidos no Congresso na última quinta-feira voltaram a participar das ações deste sábado. Os manifestantes também fizeram uma ciranda no gramado da Esplanada dos Ministérios e depois seguiram em uma pequena carreata para a residência oficial do presidente do Senado, na Península dos Ministros, no Lago Paranoá.