O líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), ingressou nesta quinta-feira com requerimento de informações na Mesa Diretora da Câmara pedindo acesso às gravações do circuito interno da Casa Civil de dezembro.
Caiado quer verificar o possível encontro entre a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) e a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira. Ele quer saber também se a ministra tem uma agenda paralela à oficial que posso comprovar o encontro.
"Os fatos estão caminhando para que aquilo que a ministra disse possa ser contestado. É algo que inviabiliza sua candidatura [à Presidência em 2010]. A ex-secretária relata um fato que aconteceu", disse Caiado.
Segundo reportagem da *Folha*, a ex-secretária da Receita disse ter sido chamada para um encontro a sós com Dilma em dezembro do ano passado para agilizar as investigações fiscais nas empresas de familiares do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). No encontro, a ministra teria pedido que a investigação fosse concluída rapidamente. A ex-secretária diz ter interpretado o pedido como um recado para encerrar a investigação. Na reportagem da *Folha*, a ministra já havia dito por meio de sua assessoria que "jamais pediu qualquer coisa desse tipo à secretária da Receita Federal".
Ontem, a oposição conseguiu aprovar o convite para o depoimento de Lina Vieira na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aproveitando um "cochilo" dos governistas --que tinham como representante na CCJ somente o senador Inácio Arruda (PC do B-CE) no momento da votação. De forma simbólica, os senadores aprovaram sob o comando do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) o depoimento de Lina para o dia 18 de agosto.