O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), visitou na manhã desta terça-feira o vice-presidente José Alencar, que se recupera de uma cirurgia realizada na última sexta-feira no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Sarney acompanha a mulher, Marly Sarney, que está internada no mesmo hospital para se recuperar de uma cirurgia no ombro.
A visita ocorreu depois do café da manhã e antes da fisioterapia que o vice-presidente faz todos os dias. "O alencar manifestou otimismo com o tratamento nos Estados Unidos", afirmou Sarney.
Alencar luta há 12 anos contra o câncer e faz um tratamento experimental no Centro Oncológico MD Anderson, nos EUA, um dos maiores centros especializados em câncer do mundo.
Segundo o último boletim médico divulgado ontem, Alencar evolui bem, já começou a caminhar e voltou a se alimentar. Ele foi submetido a uma colostomia --procedimento no qual se faz uma abertura no abdômen para a drenagem das fezes.
O procedimento já havia sido sugerido em cirurgia anterior, mas Alencar preferiu não fazê-la. Essa foi segunda intervenção cirúrgica em apenas um mês e a 15? dos últimos 12 anos em tratamentos contra o câncer, descoberto em 1997.
Segundo os médicos, a colostomia foi necessária, em razão da presença de tumores na região pélvica que impediam o funcionamento normal do intestino.
O hospital ainda não divulgou informações sobre o estado de saúde de Alencar nesta terça-feira.