Ao discursar nesta quinta-feira (9), o senador Mão Santa (PMDB-PI) ressaltou a importância do início dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. Ele afirmou que o Senado Federal está "funcionando bem" e que a Mesa vem tomando as providências necessárias para a superação da crise que a instituição atravessa.
Mão Santa frisou que nunca antes o Senado foi tão transparente como agora, após as denúncias de irregularidades feitas pela imprensa, uma vez que o Ministério Público, a Polícia Federal e o Tribunal de Contas da União estão atuando nas investigações dessas irregularidades.
- Esta Mesa está resolvendo os problemas de quase dois séculos que se acumularam - disse o senador.
Como exemplo de que o Senado estaria "funcionando bem", Mão Santa citou a aprovação, na noite de quarta-feira (8), do substitutivo da Câmara ao PLS 203/01, que regulamenta as atividades de mototaxista, motoboy e motovigia.
- Ontem [quarta-feira] nós resolvemos aqui um problema de mais de dez anos. Eu cheguei a dizer: se Cristo viesse ao mundo, ele não ia mais andar de jumento não, ele ia andar era de moto - disse o senador, lembrando que representantes dos profissionais beneficiados com a medida chegaram a cantar o Hino Nacional nas galerias do Plenário.
- Nós estamos superando a crise e votando. Nascia uma lei boa e justa. Essa é uma função do Senado - declarou.
Mão Santa aproveitou para criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por impor ao PT a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, como candidata a sua sucessão. O senador considera um retrocesso a indicação, pelo presidente, de uma candidata "que nunca foi eleita a nada".
- Uma candidata sem mérito nenhum. O currículo está aí, aumentado, maquiado. Que exemplo é esse? Por que ele não faz as primárias? - indagou Mão Santa, apontando as prévias que escolheram Barack Obama como candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos como um exemplo para os partidos brasileiros.