Ao discursar hoje (5) durante cerimônia de assinatura de medidas para a área do meio ambiente em Caravelas (BA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que as pessoas tenham cuidado com os salvadores da pátria que aparecem no período pré-eleitoral.
A única coisa que peço para vocês é que tenham cuidado porque agora está chegando o ano eleitoral e vocês vão começar a ver as pessoas aparecendo na televisão como os salvadores da pátria.
Logo em seguida, Lula disse que o que mais incomoda seus adversários políticos é o fato dele governar pensando no trabalhador brasileiro. O que incomoda meus adversários é eles saberem que, embora eu governe para todo o povo brasileiro, o que incomoda eles é que eu tenho lado e meu lado é o povo trabalhador, o povo mais pobre desse país.
Apesar de tocar no assunto político-eleitoral só ao final do discurso praticamente todo dominado pelo tema do meio ambiente, o presidente logo retomou o tema central. No momento certo de conversar de política vamos conversar, agora é hora de conversar de reserva extrativista e de recuperar a economia.
Na Bahia, o presidente assinou decretos de criação de reservas extrativistas, além de um decreto que cria o Programa de Manejo Florestal Comunitária e Familiar. Foi assinada também uma mensagem de encaminhamento ao Congresso Nacional do projeto de lei que institui a Política Nacional dos Serviços Ambientais. As informações sobre as reservas são do Ministério do Meio Ambiente.