O vice-presidente José Alencar deve iniciar amanhã (29/5), em Houston, Estados Unidos um tratamento experimental para combater um câncer do tipo sarcoma na região do abdômen. Alencar viajou na noite de terça-feira (26/5) para a cidade norte-americana para se submeter a uma bateria de exames e saber se poderia fazer o tratamento, que é feito com remédios em fase de teste.
A informação sobre o início do tratamento é da assessoria de imprensa da Vice-Presidência da República. A previsão é que ele retorne a Brasília no fim de semana e dê continuidade ao tratamento no Brasil. O diretor de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, Paulo Hoff, acompanha o vice-presidente que passou por exames nessa casa de saúde, em São Paulo, antes de embarcar para Houston.
Desde 1997 Alencar luta contra o câncer e já passou por diversas cirurgias. A última, em janeiro, durou cerca de 17 horas e resultou na retirada de nove tumores na região do abdômen.
No entanto, exames realizados neste mês mostraram o surgimento de 18 tumores também na abdominal. A equipe médica que trata de Alencar descartou nova cirurgia e então optou por tentar o tratamento experimental nos Estados Unidos no Centro Oncológico M. D. Anderson.