O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrega nesta segunda-feira (25/05), às 15h45, na cidade de Cachoeira (BA), obra de recuperação do Quarteirão Leite Alves, prédio histórico que abrigará o primeiro campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, e o ministro da Educação, Fernando Haddad, participam da solenidade.
Às 18h30, em Salvador, Lula tem reunião privada com o presidente senegalês no Hotel Pestana. Em seguida (20h30), os dois se dirigem para o Teatro Castro Alves, onde lançam o 3º Festival Mundial de Artes Negras (3º Fesman), que será realizado em Dacar (Senegal) de 1º a 14 de dezembro deste ano.
Com o tema Renascença dos Países Africanos, o 3º Fesman vai enfocar a união das políticas nacionais e a integração com as culturas dos países da região. Mais de 80 nações devem participar do festival, que terá o Brasil como convidado de honra.
Logo após a cerimônia de lançamento do Fesman, que é comemorativa ao Dia da Libertação da África, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, Lula volta ao Hotel Pestana, onde passa a noite. Nesta terça-feira, o primeiro compromisso é um encontro com o presidente venezuelano, Hugo Chávez.