O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), disse nesta terça-feira que uma eventual chapa pura do PSDB com os governadores tucanos José Serra (São Paulo) e Aécio Neves (Minas Gerais) para disputar as eleições 2010 seria "imbatível". Segundo Richa, a hipótese ainda não foi cogitada no partido, porque "ambos estão procurando seguir o seu espaço".
"Seria uma chapa imbatível. Quem vai estar na cabeça, quem vai estar de vice, não se sabe. Os dois são bons nomes para o PSDB oferecer ao país. Os dois estão caminhando, conquistando o seu espaço, crescendo e o partido no momento adequado vai saber adotar os melhores critérios para avaliar quem pode ser o melhor candidato para representar o partido e os nossos projetos para o país", afirmou o prefeito, que hoje esteve em Belo Horizonte.
Aécio e Serra disputam a indicação do PSDB para concorrer às eleições presidenciais de 2010. Se não entrarem em acordo, o partido deverá realizar prévias no início do ano que vem para escolher um candidato.
Na última segunda-feira, Aécio negou que tenha fechado acordo para ser o vice de Serra. Segundo ele, uma chapa única seria presunção eleitoral.
Na avaliação de Richa, o PSDB está "maduro" o suficiente para passar por esse processo de escolha do candidato. "O PSDB vive um bom momento. Que partido tem tantos nomes bons para oferecer da qualidade do Serra, da qualidade do Aécio, que se dispuseram a participar desse processo de indicação para concorrer à Presidência da República?", afirmou.
O prefeito disse ainda que existe a possibilidade de um acordo entre os tucanos para que não seja necessária a realização das prévias. Porém, segundo Richa, não haverá "rompimento" nem "divisão" se a escolha for meio das prévias.
"Qualquer que seja o resultado [das prévias], eu te garanto [...] que o PSDB sai unido desse processo e com amplas condições de vencer", disse.