O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo determinou a realização de novas eleições para escolha de prefeito e vice-prefeito em dois municípios paulistas: Aguaí e Tarabai. Nessas cidades, as eleições do ano passado foram anuladas porque os candidatos mais votados tiveram os registros indeferidos.
Em Aguaí, o candidato eleito José Maria Bortoluci Lobo (PSDB) obteve 55,26% dos votos válidos e teve o registro cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ele teve as contas de 2003 e 2004 --quando foi prefeito-- rejeitadas pela Câmara Municipal de Aguaí.
Em Tarabai, o candidato Laércio Barbosa Santos (PV) concorreu com o registro indeferido pelo TRE-SP e recebeu 55,43% dos votos válidos. O TSE manteve o indeferimento do registro porque Santos teve as contas de 2002 --quando presidiu a Câmara Municipal de Tarabai-- rejeitadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado).
Com a decisão do TRE-SP, cerca de 28 mil eleitores devem voltar às urnas no dia 5 de julho nas duas cidades. Aguaí tem 22.867 eleitores e Tarabai tem 4.999. Somente poderão votar os eleitores inscritos nos municípios até 4 de fevereiro de 2009.