Faltando um ano e meio para as eleições de 2010, deputados de Brasília não resistem à tentação de antecipar a campanha eleitoral. Adesivos, faixas, cartões, panfletos, banners, calendários personalizados e cabos eleitorais espalhados pela cidade são uma prova de que os políticos não perdem tempo. No último fim de semana, por exemplo, os parlamentares interessados em reeleição investiram nas homenagens para as mães. A reportagem fotografou alguns dos exemplos de outdoors que foram erguidos para lembrar a data.
Basta dar uma volta no estacionamento da Câmara Legislativa para sentir o clima da disputa eleitoral fora de época. É difícil um carro parado na porta do prédio onde despacham os distritais que não faça alusão aos políticos. A lembrança vai dos discretos adesivos de para-choques aos carros integralmente tomados pelas fotos dos sorridentes distritais. Um dos recursos de publicidade que virou mania entre eles é o perfurete ; tipo de adesivo que ocupa toda a parte traseira dos carros. Entre os que aderiram à moda: Cabo Patrício (PT), Leonardo Prudente (DEM), Rogério Ulysses (PSB), Jaqueline Roriz (PSDB), Aylton Gomes (PMN) e Batista das Cooperativas (PRP).
Batista, aliás, tem investido em divulgar a própria imagem pela cidade. Um dos carros do distrital está praticamente todo tomado por um pôster dele. Mas isso é só uma parte do ostensivo trabalho do parlamentar de olho em 2010. Ele tem colocado a equipe do gabinete para panfletar em eventos públicos no DF. Na festa que comemorou o aniversário de Brasília na Esplanada dos Ministério, 16 funcionários contratados pelo deputado distribuíram 5 mil propagandas que vinculam o distrital à aprovação do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot). Todos usavam uma mesma camiseta alaranjada com o ;B; de Batista em destaque.
Na visão do político, deputado que ;não está na rua é porque não tem o que mostrar;. Batista considera natural mobilizar a equipe do gabinete para divulgar o mandato. ;Desde o primeiro dia do meu trabalho na Câmara, meu pessoal está na rua distribuindo os panfletos sobre o que eu faço. Se não for assim, a sociedade cobra mesmo;, acredita.
Peregrinação
A gincana para fixar uma boa impressão no eleitorado também é parte da rotina de Raimundo Ribeiro (PSL). O distrital tem peregrinado pelos quiosques da cidade para reforçar o interesse na regularização do negócio informal. E por onde passa, deixa aquele abraço, alguns panfletos e um calendário com sua foto.
Na sexta-feira da semana passada, antevéspera do Dia das Mães, foram confeccionados mais de 3 mil convites em nome de Raimundo Ribeiro: ;Uma festa especial para as eleitas de todo nosso amor. O grupo RR Mulher convida você a participar da noite dançante para comemorar o Dia das Mães;. Raimundo alega que nem as andanças, nem as homenagens são parte de uma estratégia pré-eleitoral. ;Não se deve fazer campanha antecipada, o que eu pratico é a divulgação das ações que estão sendo executadas;, justifica. Ele afirma que convites da festa foram bancados por amigos.
O mote das mães foi aproveitado por outros distritais que marcam presença em outdoors espalhados pela cidade. Caso do presidente da Câmara Legislativa, Leonardo Prudente, que diz ;Mamãe, parabéns pelo seu dia; em outdoor na Estrutural. Até o deputado federal Geraldo Magela (PT) é outro protagonista desse tipo de mídia na cidade: ;Mãe, uma história de amor eterno;.