A senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), que assumiu hoje o governo do Maranhão após a cassação de Jackson Lago (PDT), já começou a definir os nomes que irão compor seu secretariado.
Foram empossados hoje como secretários de Roseana o deputado estadual Raimundo Cutrim, do DEM, para a Segurança Pública, e Sérgio Macedo para a pasta de Comunicação.
Na segunda-feira, serão empossados os deputados estaduais César Pires (DEM) para Secretaria de Educação; Max Barros (DEM) para a Infraestrutura; e Ricardo Murad (PMDB) para a Secretaria de Saúde.
O ex-prefeito de Pinheiro Filuca Mendes assumirá a Secretaria de Cidades e o empresário João Abreu, a Casa Civil. Para a Agricultura, Roseana escolheu o empresário Cláudio Azevedo. Já Maurício Macedo ocupará a pasta de Indústria e Comércio.
O ex-prefeito de São Luís Tadeu Palácio (PDT) deve assumir a Secretaria de Turismo, mas o nome ainda não foi confirmado. Roseana foi diplomada pela manhã e assumiu o governo em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa. Ela, no entanto, aguarda a saída de Lago do Palácio dos Leões, sede do governo do Estado, para ocupar o local.
Antes de ser diplomada, a peemedebista renunciou ao cargo de senadora. Sua carta de renúncia foi lida hoje pelo senador Heráclito Fortes (DEM-PI). Seu lugar no Senado será ocupado pelo suplente Mauro Fecury, que já assumiu uma vez o posto. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cassou ontem o mandato de Jackson Lago e de seu vice, Luiz Carlos Porto (PPS), por abuso de poder político nas eleições de 2006. Lago disse que decisão do TSE contraria a vontade do povo. "Entendemos que não podemos ser cúmplices do desrespeito da vontade da maioria da população. Nos resta resistirmos no Palácio para que a população reflita sobre o que estão fazendo com o Estado. [...] Estou defendendo a Constituição, que jurei respeitar e defender", disse por telefone à *Folha Online*. O governador cassado se encontra na residência oficial do Palácio dos Leões, acompanhado de assessores, familiares, secretários, deputados e prefeitos.