A cassação dos mandatos do governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), e de seu vice, Luiz Carlos Porto (PPS) foram confirmadas por unanimidade no início da noite desta quinta-feira (16/04) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os dois terão de deixar o cargo imediatamente. Ambos foram cassados no começo de março por abuso de poder político nas eleições de 2006. Ainda cabe recurso contra a decisão do TSE desta noite, mas agora apenas no Supremo Tribunal Federal (STF).
Por decisão da Corte, a senadora Roseana Sarney (PMDB) toma posse imediatamente do cargo de governadora. A decisão também vale para o vice na chapa da senadora, o ex-senador João Alberto (PMDB). Eles foram derrotados por Jackson Lago no segundo turno das eleições de 2006.
Em plenário, a maioria dos ministros seguiu o entendimento do relator do processo, Eros Grau, que negou todos os recursos que contestavam a decisão tomada pelo TSE no dia 4 de março, quando, além de cassar governador e vice, a Corte decidiu que Roseana e João Alberto tomariam posse.