O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma crítica hoje (26) a quem usa as ações da Polícia Federal para querer usufruir dos seus resultados. Sem citar nomes, ele afirmou que ;tem gente que acha que fica importante aparecendo na televisão, dando entrevista para rádio. Na vida da gente, a única coisa importante é ser olhado pelos outros com respeito, como justo. Deixem nós, políticos, aparecermos na televisão. Nem o Judiciário nem o Ministério Público nem a Polícia Federal precisam disso;.
Lula fez essas declarações em discurso, ao participar das comemorações dos 65 anos de criação da Polícia Federal, na sede da instituição, conhecida por "Máscara Negra", localizada na Asa Sul do Plano Piloto, em Brasília. No seu discurso, Lula disse que a Polícia Federal é considerada pela opinião pública a terceira instituição com maior credibilidade do país.
Ele citou também do número de operações e prisões durante seu governo. Segundo Lula, em 2005 foram 67 grandes operações, que resultaram em 1.407 prisões. No ano passado, foram 235 operações e 2.450 prisões. Nesses primeiros meses de 2009, segundo ele, já foram realizadas 40 grandes operações, que resultaram na prisão de 462 pessoas.