José Roberto Arruda (DEM) e Joaquim Roriz (PMDB) aparecem tecnicamente empatados na disputa pelo governo do Distrito Federal em 2010, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (23/3).
O levantamento apresentou aos entrevistados quatro cenários possíveis. Arruda aparece em duas situações e Roriz está presente nas quatro. Nas duas opções em que aparece, o democrata aparece com percentuais de 41% e 40%. Nesse caso, ele está empatado com seu antecessor, que tem percentuais de 35% e 36%. O empate ocorre levando-se em conta a margem de erro da pesquisa, que é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. Quando o nome de Arruda não é citado, o peemedebista aparece em primeiro.
Perfil
Nas situações em que é mencionado, Arruda destaca-se principalmente entre os que estão na faixa de idade dos 25 aos 34 anos (46% em ambos os cenários), entre os que possuem ensino superior (60%, também nos dois cenários), e entre os que possuem renda acima de 10 salários mínimos (54% e 55%).
Já Roriz tem melhor desempenho entre os que possuem ensino fundamental (com percentuais que variam de 49% a 63%), entre os que têm renda de até cinco salários mínimos (variação de 43% a 58%), e entre os simpatizantes de seu partido, o PMDB (variação de 51% a 67%), em todos os cenários testados. Nos dois cenários em que aparece ao lado de José Roberto Arruda, destaca-se entre os que têm entre 35 e 44 anos (41% e 43%).
A pesquisa ouviu 512 pessoas com 16 anos ou mais no DF, entre os dias 16 e 19 de março.
Cenários apresentados
No primeiro cenário, José Roberto Arruda está com 41% das intenções de voto e Joaquim Roriz aparece com 35%. Agnelo Queiroz (PT) tem 7% e Gim Argello (PTB), 3%. Votos em branco ou nulos somam 9%, e 6% estão indecisos.
Na segunda situação, com Geraldo Magela como candidato do PT, José Roberto Arruda tem 40% e Joaquim Roriz, 36%. Magela aparece com 7% e Gim Argello, com 3%. Anulariam seu voto ou votariam em branco 8% dos entrevistados e 6% estão indecisos.
Ainda em um terceiro cenário, com Paulo Octávio como candidato democrata e Agnelo Queiroz como candidato petista, Joaquim Roriz lidera com 46% contra 22% de Paulo Octávio, 9% de Agnelo Queiroz e 3% de Gim Argello. Votos brancos e nulos totalizam 12% e indecisos são 9%.
Na última situação apresentada, com Geraldo Magela no lugar de Agnelo Queiroz e Paulo Octávio pelo DEM, Joaquim Roriz é o primeiro com 46% das intenções de voto. Paulo Octávio tem 22%, Geraldo Magela, 9% e Gim Argello, 3%. Votos brancos e nulos somam 12% e 9% se declaram indecisos.
Pesquisa espontânea
O instituto perguntou também, de forma espontânea, em quem os entrevistados votariam nas próximas eleições. 34% declararam voto em José Roberto Arruda, 17% em Joaquim Roriz e 2% em Paulo Octávio. Agnelo Queiroz e Geraldo Magela foram citados por 1% dos entrevistados e Gim Argello foi lembrado, mas não atingiu 1%. Outros nomes foram citados por 4% das pessoas. Votos brancos e nulos somaram 5% e 35% disseram não saber ainda em quem votar.
*Nos cenários 1, 3 e 4 a soma total dos percentuais é superior a 100% porque os valores foram arredondados pelo próprio instituto de pesquisa.