A Empresa Brasiliense de Turismo (Brasiliatur) contratou por R$ 800 mil o cantor e compositor baiano Edu Casanova para divulgar o aniversário de 49 anos de Brasília no carnaval de Salvador. O patrocínio foi concedido sem licitação, com base no artigo 25 da Lei 8666/93, que se refere a casos em que a competição é inviável. O artista caiu nas graças do governo do Distrito Federal que o contratou também para o show da virada do ano na Esplanada dos Ministérios.
O patrocínio para a divulgação do aniversário de Brasília em Salvador superou o cachê de R$ 492,5 mil que a banda baiana Chiclete com Banana recebeu no ano passado para participar da festa do aniversário de 48 anos da capital. Na mesma ocasião, o grupo mexicano RBD cobrou R$ 760 mil para vir a Brasília. As despesas altas em pagamentos com shows despertaram a atenção do Ministério Público de Contas e do Ministério Público do Distrito Federal que investigam supostas irregularidades dessas contratações. Por conta dos sucessivos questionamentos sobre o preço dos espetáculos pagos com recursos públicos, o empresário César Gonçalves acabou deixando a presidência da Brasiliatur e foi substituído pelo deputado distrital Rôney Nemer (PMDB).
Autor de composições como Cabelo raspadinho gravada pelo Chiclete com Banana e Requebra por Xuxa, Edu Casanova apresentou o projeto à Brasiliatur e levou o patrocínio. No bloco Tiete Vips, convocou os foliões a vir a Brasília para celebrar os aniversários de 49 e 50 anos da capital. Ele também compôs o hino do cinquentenário. ;Isso é normal aqui na Bahia. A gente faz isso o tempo inteiro;, disse ao Correio a mulher e empresária de Edu Casanova, Cida Nascimento Brito, referindo-se a patrocínios de bandas baianas e trios elétricos no carnaval de Salvador. ;Não houve nada de irregular. Divulgamos o nome de Brasília no maior carnaval do mundo. Isso não é pouca coisa e poderíamos ter cobrado muito mais;, acrescentou.
De acordo com Cida Brito, Edu Casanova é um cantor conhecido e já compôs sucessos para Ivete Sangalo e Gal Costa. ;O Edu fez uma música para Brasília, como Caetano fez para Sampa e o Gil para o Rio;, comparou. Em entrevista ao Correio na semana passada, Casanova anunciou que pretende reunir estrelas da MPB para gravar a canção.
Rôney Nemer explicou que existe uma decisão do governo de investir no próximo ano não só no carnaval de Salvador como também em escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo, além de blocos de Olinda. ;Isso não é gasto. É investimento. A Brasiliatur existe justamente para divulgar a capital fora de Brasília para trazer turistas ao Distrito Federal e gerar empregos;, disse. De acordo com Nemer, o projeto de patrocínio a Edu Casanova foi concebido em dezembro quando ele estava na Câmara Legislativa. Mas foi totalmente endossado em seu retorno. ;Confio na área técnica da Brasiliatur. E eles me garantiram que a prestação de contas foi rigorosa;, acrescentou. Nemer disse que não poderia avaliar se o preço do patrocínio foi alto. Mas avalia que será grande com a vinda de milhares de turistas a Brasília no próximo 21 de abril. ;A banda Asa de Águia apresentou proposta de patrocínio no valor de R$ 1,5 milhão, quase o dobro desse valor;, analisa.
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