O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou hoje (5) três escolas técnicas federais no estado do Rio. Uma foi no município de Cabo Frio, na Região dos Lagos, onde Lula esteve presente, e as outras duas em Volta Redonda (sul do estado) e Duque de Caxias (Baixada Fluminense), com as imagens sendo transmitidas e acompanhadas ao vivo.
As três novas escolas vão oferecer 3,6 mil vagas em cursos técnicos, como turismo, hospedagem, eletroeletrônica, petróleo e gás, informática e química, entre outros.
Em discurso, o presidente não poupou críticas forma como o ensino foi historicamente tratado no país e culpou os governos anteriores pelo atraso na educação. Segundo Lula, seus antecessores eram da elite e por isso não se preocupavam com os pobres.
Tenho a impressão de que o Brasil abandonou a educação há muito tempo porque quem governava o Brasil era sempre o representante de uma parte privilegiada da sociedade brasileira. Nada contra as pessoas individualmente, porque eu não faço política criticando individualmente. Mas a história do Brasil, se vocês pegarem, vão perceber que era advogado, fazendeiro, empresário, professor. Ou seja, nós nunca tivemos ninguém que conhecesse um pouco a experiência de vida que o povo vive no seu dia-a-dia, disse Lula.
Segundo o presidente, apesar dos preconceitos lançados contra ele no início de seu governo, de que não poderia governar o Brasil por não saber falar direito, é justamente ele quem tem investido mais recursos na educação. Pode parecer paradoxal, mas é exatamente um presidente da República que não teve a oportunidade de estudar quem está fazendo as escolas que aqueles que estudaram deveriam ter feito nesse país, disse ele.
Eu sei que todos eles que passaram pelo governo no Brasil conhecem muito mais do que eu, estudaram muito mais do que eu. Mas por que não fizeram as coisas que tinham de fazer? É porque possivelmente eles nunca tinham sentido necessidade, porque não tiveram dificuldade para estudar, afirmou Lula, que foi interrompido por aplausos.
Lula disse que pretende inaugurar, até o fim de seu mandato, em 2010, 214 escolas técnicas. Cada unidade inaugurada hoje custou R$ 5,5 milhões.
O presidente também brincou com o público, dizendo que seria necessária uma escola técnica para ensinar os jogadores do Vasco time do governador Sérgio Cabral, que estava junto, e que caiu para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro a jogar futebol Lula citou a estréia, ontem (4), do jogador Ronaldo, no Corinthians, a quem chamou de Ronaldão, em referência ao preparo físico do jogador, que briga com a balança.
De Cabo Frio, Lula seguiu para o Espírito Santo, onde amanhã (6) inaugura mais quatro escolas técnicas, além de uma nova unidade de gás da Petrobras.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, ressaltou que os cursos técnicos oferecidos são resultado de uma pesquisa com as comunidades que recebem as escolas, adaptando o perfil de cada unidade s necessidades da região. Segundo Haddad, como resultado disso, 76% dos alunos das escolas técnicas encontram trabalho em um raio de até 50 quilômetros de distância do local onde estudaram.