O PSDB divulgou nota nesta terça-feira em que manifesta apoio à governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), alvo de umacampanha de sindicatos do Estado que associam a imagem da tucana com corrupção.
A nota, assinada pelo presidente nacional da legenda, senador Sérgio Guerra (PE), acusa os sindicalistas de estarem "inconformados com os excelentes resultados da gestão tucana à frente da administração do Estado". "Temos certeza de que o Rio Grande do Sul, protagonista de inúmeras e corajosas demonstrações de apreço à legalidade, não se deixará enganar por alguns poucos que confundem desrespeito às leis com direito de manifestação", afirma a nota.
A campanha publicitária, lançada pelos sindicatos na semana passada, espalhou 300 outdoors pelo Estado prometendo apresentar a "face da corrupção". O Ministério Público Estadual, acionado pelo governo, considerou outdoors que continham a foto da tucana "injuriosos" e no fim de semana os painéis foram cobertos.
A governadora enfrentou em 2007 um forte escândalo de corrupção, quando a Polícia Federal prendeu 13 pessoas e desmontou uma fraude de R$ 44 milhões no Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
Leia abaixo a íntegra da nota do PSDB: NOTA À IMPRENSA A Comissão Executiva Nacional do PSDB, em nome de todos os filiados ao partido, manifesta irrestrito apoio e solidariedade à governadora do Rio Grande do Sul. Yeda Crusius, novamente, enfrenta insidiosa campanha, agora montada por alguns sindicalistas aferrados a seus privilégios corporativos, inconformados com os excelentes resultados da gestão tucana à frente da administração do estado. Temos certeza de que o Rio Grande do Sul, protagonista de inúmeras e corajosas demonstrações de apreço à legalidade, não se deixará enganar por alguns poucos que confundem desrespeito às leis com direito de manifestação. Democracia exige o reconhecimento da vontade popular e das instituições.