O Ministério Público Federal em Alagoas denunciou o ex-prefeito de Palestina (AL) Antonio José da Silva (PMDB), que administrou a cidade de 1997 a 2004. Ele foi acusado de desviar recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).
Segundo a denúncia, o ex-prefeito e a ex-mulher dele, Maria Petrolina dos Anjos Correia, utilizaram indevidamente as verbas federais que eram destinadas à merenda escolar e falsificaram notas fiscais.
As notas fiscais falsas foram usadas para que a Câmara Municipal aprovasse as contas do prefeito. Apesar disso, investigações feitas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público de Alagoas identificaram as irregularidades nos documentos.
O esquema teria causado um prejuízo de R$ 150 mil aos cofres públicos, em valores da época.
As investigações mostram que agentes públicos tinham conhecimento das irregularidades. Um vereador do município, que tinha filhos em escolas municipais, confirmou a deficiência no fornecimento da merenda escolar e a sua interrupção.
A ex-secretária de administração do município, Sandra da Silva Lisboa, também confirma que embora o convênio com o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) tivesse sido assinado desde 1997, a merenda só começou a chegar às escolas de Palestina um ano depois.
A a reportagem não localizou o ex-prefeito nem sua ex-mulher para comentar o assunto.