Dono das maiores bancadas na Câmara dos Deputados e no Senado, o PMDB também é campeão em número de comunidades no Orkut. Os dados são do estudo realizado pela jornalista Isabella Tavares, na Unilegis (Universidade do Legislativo).
De acordo com o estudo, há 1.789 comunidades no Orkut que abordam o perfil, fazem críticas e elogios aos congressistas brasileiros.
Após o PMDB, vem o PT em número de comunidades --com 261. O PSDB têm 225 comunidades e o DEM registra 199 ocorrências.
A média de comunidades registrada entre os deputados é de cinco, mas há casos em que um único deputado tem 11 referências no Orkut.
Um dos exemplos destacados é a atuação da chamada "rede tucana", que segundo a pesquisa, mantém 114 comunidades que se referem a deputados, senadores e governadores do partido. Segundo o estudo, a organização da "rede tucana" é atribuída à militância do PSDB e os conteúdos das comunidades foram incluídos na categoria "oficial" da pesquisa.
Curiosidades
As atividades que vão além do cenário político também ganham destaque nas comunidades do Orkut, segundo a pesquisa. Neste caso esses fatos são colocados na chamada categoria "aleatória". De acordo com a pesquisadora, o campeão em referências é o deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA).
ACM Neto aparece em 57 comunidades, mas 20 foram consideradas aleatórias porque fazem alusão a ele como neto do senador Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA) --morto em 2007-- e também ao episódio em que foi agredido por uma mulher, em Salvador, levando uma facada.
Candidato derrotado à Prefeitura do Rio, o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) contou com 19 comunidades de apoio à sua campanha, segundo a pesquisa. Mas no total há 44 comunidades relacionadas a Gabeira.
Outro parlamentar de destaque no Orkut é o vice-prefeito de São Bernardo do Campo Frank Aguiar (PTB-SP) --que deixou a cadeira na Câmara para assumir o novo cargo na prefeitura.
Durante a pesquisa realizada em 2008, Aguiar exercia o mandato de deputado federal. Há também referências curiosas aos deputados Clodovil Hernandes (PR-SP) e Paulo Maluf (PP-SP). Ambos são citados em 400 comunidades, mas quando pesquisados apenas pelo nome parlamentares, contabilizam apenas 10 perfis.
Já entre os senadores os destaques são Eduardo Suplicy (PT-SP), que está presente em 20 comunidades, José Agripino Maia (DEM-RN), que é referência em 18 grupos, e Marina Silva (PT-AC), em 15. Um dos senadores mais presentes em plenário Mão Santa (PMDB-PI) é mencionado em 18 comunidades.