O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a exoneração, num decreto publicado hoje em edição extraordinária do Diário Oficial da União, do delegado Paulo Fernando da Costa Lacerda do cargo de diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Em outro decreto, Lula exonerou também o diretor-geral-adjunto da agência, delegado José Milton Campana.
Lacerda estava afastado do cargo desde setembro, quando foi revelada participação ilegal de agentes da Abin na Operação Satiagraha, da Polícia Federal, mas o decreto de Lula afirma que ele está sendo exonerado "em virtude de ter sido nomeado para outro cargo público". De fato, Lacerda foi nomeado para outro cargo público: o de adido policial da Embaixada do Brasil em Portugal. A nomeação consta de outro decreto do presidente publicado hoje no jornal oficial. Esse decreto diz que ele exercerá o novo cargo por dois anos.
Lula ainda não nomeou o substituto de Lacerda no comando da Abin cargo que está sendo exercido interinamente pelo delegado Wilson Trezza. Em mais dois decretos, Lula exonerou hoje Carlos Gomes Sampaio de Freitas do cargo de vice-presidente da Caixa Econômica Federal (CEF) e nomeou para substituí-lo Édilo Ricardo Valadares.