O delegado Protógenes Queiroz, que comandou a Operação Satiagraha da Polícia Federal, foi condecorado nesta quarta-feira (10/12) com a medalha do mérito Legislativo, concedida pela Câmara dos Deputados a personalidades que marcaram o Brasil por suas contribuições pessoais.
Além do delegado, uma série de políticos, empresários e integrantes de ONGs receberam a homenagem, assim como a ex-refém das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) Ingrid Betancourt --que foi representada no evento por um integrante da embaixada da França.
Protógenes foi indicado ao prêmio pela líder do PSOL na Câmara, Luciana Genro (RS), uma vez que os condecorados foram escolhidos pelos líderes partidários e integrantes da Mesa Diretora da Casa.
O delegado disse que atribui a homenagem ao reconhecimento da Câmara pelo cumprimento de suas funções como servidor público, na Polícia Federal. "Nada mais justo que esta Casa do povo reconhecer o combate à corrupção. Atribuo a esta homenagem um reconhecimento a todo o povo brasileiro. Chegou o momento na história do país que queremos um basta na corrupção, nesse jogo de interesses sujo e de baixo nível no Brasil", afirmou.
Apesar das sucessivas homenagens que vem recebendo desde que foi afastado do comando da Satiagraha, Protógenes disse que não se considera um "herói" nacional pelo seu trabalho contra a corrupção.
"Eu não me considero na condição de herói. Vim receber medalha por todo esse trabalho que foi recepcionado pela sociedade, por nós contribuintes, cujo dinheiro não chega ao seu destino final. Isso aqui é uma medalha de uma vitória de um brasileiro que está indignado com a situação atual do nosso país." Numa referência a Daniel Dantas, preso pela Satiagraha, Protógenes comemorou o fato de a Justiça ter condenado o banqueiro a dez anos pelo crime de corrupção ativa. "Antigamente, não se podia nem se investigar essas pessoas ou levar ao tribunal e processá-las. Hoje, nós temos a condenação, conseguimos investigar e prender essas pessoas", afirmou.
O delegado disse esperar que o Poder Judiciário aceite a denúncia do juiz Fausto De Sanctis, da 6¦ Vara Criminal, que condenou Dantas. "A Justiça deu o primeiro sinal de que é para todos, o dr. Sanctis deu essa demonstração. Tenho certeza que os tribunais vão receber muito bem a sentença do juiz De Sanctis." Em meio à polêmica sobre a participação de homens da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) na Operação Satiagraha, Protógenes agradeceu àqueles que colaboraram com as investigações da PF depois de receber a condecoração dos deputados. "Agradeço a colegas da PF, oficiais da Abin que muito contribuíram no trabalho da segurança da sociedade e do Brasil", disse.