O prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), anunciou nesta terça-feira mais dois integrantes de seu secretariado. O vereador reeleito Márcio Pacheco, 33, ocupará a Secretaria da Pessoa com Deficiência e o administrador de empresas Augusto Ribeiro, 39, assumirá a de Trabalho.
Paes afirmou que optou por dois nomes com experiência e perfil técnico para as pastas, que terão foco nas áreas mais carentes da cidade. "Esse é um drama da cidade que deve ser tratado com a devida importância, sobretudo nas regiões mais pobres. Muitas vezes os pais precisam sair pra trabalhar e não têm com quem deixar seus filhos com deficiência", disse, Pacheco disse que a parceria será a principal ferramenta do seu trabalho. "Vou interagir com a Secretaria de Obras para tratar da acessibilidade. Vou trabalhar com a Secretaria de Transportes a questão da mobilidade e com a Secretaria de Educação vou discutir a educação inclusiva. As normas já existem. Os decretos estão aí. Temos armas e há vontade política para fazer valer os direitos destes cidadãos", disse o futuro secretário.
Ribeiro, por sua vez, afirmou que, entre as prioridades da Secretaria de Trabalho, estará o projeto Juventude Cidadã, do Pró-Jovem Trabalhador. "Nossa meta é abrir 10 mil vagas em cursos de qualificação profissional para jovens entre 18 e 29 anos, que receberão bolsas de R$ 100 por mês, durante seis meses. Vamos priorizar o que o Rio tem de vocação, como o turismo, o setor de petróleo e a cultura. A expectativa é de inserir, pelo menos, 30% destes jovens no mercado de trabalho." Secretariado Paes nomeou Sérgio Moreira Dias como futuro secretário de Urbanismo da cidade. O urbanista é criador do projeto Rio Orla. Dois petistas vão integrar a equipe de Paes. O deputado federal Jorge Bittar (PT) vai comandar a Secretaria de Habitação e Marcelo Costa (PT), que é funcionário da Alerj (Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro), assumirá a pasta do Desenvolvimento Econômico.
O ex-ministro do Trabalho e Emprego no governo FHC Paulo Jobim Filho assumirá a Secretaria de Administração do Rio. O prefeito eleito indicou Cláudia Costin como a futura secretária municipal de Educação. Jandira Feghalli (PC do B), por sua vez, vai assumir a Secretária de Cultura da cidade. Ela foi adversária do peemedebista no primeiro turno das eleições deste ano. Já Ruy Cezar Miranda Reis irá comandar a secretaria que vai preparar a cidade para receber a Copa do Mundo de 2014 e coordenar o projeto de trazer a Olimpíada de 2016 para a capital fluminense. Outra indicação é do economista Carlos Alberto Muniz, vice na chapa de Paes, para a Secretaria do Meio Ambiente. O prefeito eleito também já confirmou o deputado estadual Pedro Paulo (PSDB) para assumir a Casa Civil, Alexandre Sansão Fontes para assumir a Secretaria Municipal de Transportes e Rodrigo Bethlem para a pasta da Ordem Pública. Outro integrante do secretariado será o diretor do INC (Instituto Nacional de Cardiologia), Hans Fernando Rocha Dohmann, que assumirá como secretário de Saúde. Paes também escolheu o vereador Luiz Antônio Guaraná (PSDB) para a pasta de Obras, e a vereadora reeleita no Rio Cristiane Brasil (PTB) --filha do deputado federal cassado Roberto Jefferson (PTB)-- para a Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, pasta voltada para questões da terceira idade.
Outra indicação é do deputado estadual Chiquinho da Mangueira (PMDB) para a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, e da economista Eduarda La Rocque para a pasta da Fazenda. Inicialmente, havia rumores que o cargo ficaria com o ex-secretário da Receita Federal Jorge Rachid.