O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), será a estrela principal do V Encontro de Tucanos Eleitos do Estado, no sábado, quando será mostrado pelo partido como "referência do compromisso tucano" em continuar os investimentos em infra-estrutura para minimizar os efeitos da crise econômica global no Brasil. De olho em 2010, a reunião, que será realizada na sede social do Jockey Club da capital paulista, no centro, terá também como convidado de fora de São Paulo o prefeito reeleito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB).
Os 204 prefeitos, 119 vice-prefeitos e 1.127 vereadores tucanos eleitos no Estado também debaterão a gestão orçamentária e a responsabilidade dos chefes de Executivo municipal durante a crise econômica e trocarão experiências administrativas.
De acordo com o secretário-geral do diretório estadual da legenda, César Gontijo, os prefeitos tucanos são "catalisadores" do desenvolvimento baseado em infra-estrutura. Gontijo afirmou que as prefeituras administradas pela sigla "reduziram gastos desnecessários", cortaram custeio, mas mantiveram a aplicação de dinheiro nas obras estruturais.
"No evento, vamos focar o jeito tucano de governar e os avanços desse modelo. Temos possibilidade de começarmos com um orçamento e ter a redução gradual em quatro anos. Por isso, se não houver planejamento, vamos ter problema no quarto ano de mandato", afirmou. "Diferentemente do PT, a gente não acha que a crise é uma marola, pois ela vem e temos de ter preocupação. É um olho na administração e um olho na crise."
A ampla programação do encontro será aberta pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O vice-governador Alberto Goldman e o presidente do diretório estadual da agremiação, deputado Antonio Carlos Mendes Thame, também falarão no início dos trabalhos, que terão na primeira palestra o tema Os Impactos da Crise Financeira nos Municípios Paulistas. As outras conferências terão como temas Prefeitos Tucanos: Missão e Responsabilidade e Saneamento e Energia a Serviço do Desenvolvimento nas Cidades.
"Este será um encontro específico de eleitos tucanos, mas é claro que a expectativa de todos lá é de que o governador José Serra seja o nosso candidato a presidente da República em 2010", disse Gontijo. Além de Serra, também falará no fim o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (CE).