O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse, nesta terça-feira (18/11), que o PSDB está se preparando para ter uma visão do Brasil e poder, em 2010, propor alternativas que possibilitem ao país ;dar mais passos adiante;. Ele acrescentou que ainda é cedo para a discussão de nomes de quem, entre os tucanos, será candidato a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Fernando Henrique participou de um seminário na Comunidade Virtual do Poder Legislativo (Interlegis) e fez uma visita ao presidente Garibaldi Alves Filho. Em entrevista, falando ainda sobre sucessão presidencial, o ex-presidente afirmou que as circunstâncias é que indicarão o candidato do PSDB à Presidência da República em 2010.
Ele descartou a possibilidade do seu nome ser lançado como candidato para suceder Lula. ;O momento que eu vivi já está vivido e agora a oportunidade é para outros. Eu acho a gente não deve estar ocupando espaços e dando cotoveladas nos companheiros. Eu estou para ajudar e não para competir;.
Fernando Henrique disse, ainda, ter vários amigos no PMDB, partido que integrou, e considera possível o diálogo com a legenda para tentar uma aliança em 2010.
O ex-presidente também comentou a crise financeira internacional e suas repercussões no Brasil. A seu ver, os reflexos serão sentidos em 2009 e, portanto, cabe prudência mas não pessimismo.
;O pior não passou, não se sabe, tomara tenha passado mas é imprevisível. Faz muito pouco tempo o próprio presidente Lula disse que a crise não iria nos alcançar, está aí. O ano mais difícil para nós não é esse é o ano que vem, então eu acho que temos que ser prudentes e não pessimistas;, afirmou.