O prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), anunciou nesta quinta-feira (13/11) mais um novo que irá compor sua gestão a partir de 2009. Antonio Pedro Figueira de Mello assumirá a Secretaria de Turismo.
Na semana passada, Paes há havia indicado Cláudia Costin como a futura secretária municipal de Educação. Jandira Feghalli (PC do B), por sua vez, vai assumir a Secretária de Cultura da cidade. Ela foi adversária do peemedebista no primeiro turno das eleições deste ano.
Já Ruy Cezar Miranda Reis irá comandar a secretaria que vai preparar a cidade para receber a Copa do Mundo de 2014 e coordenar o projeto de trazer a Olimpíada de 2016 para a capital fluminense.
Outra indicação é do economista Carlos Alberto Muniz, vice na chapa de Paes, para a Secretaria do Meio Ambiente.
O prefeito eleito também já confirmou o deputado estadual Pedro Paulo (PSDB) para assumir a Casa Civil, Alexandre Sansão Fontes para assumir a Secretaria Municipal de Transportes e Rodrigo Bethlem para a pasta da Ordem Pública.
Outro integrante do secretariado de Paes será o diretor do INC (Instituto Nacional de Cardiologia), Hans Fernando Rocha Dohmann, que assumirá como secretário de Saúde.
O ex-ministro do Trabalho e Emprego no governo FHC Paulo Jobim Filho assumirá a Secretaria de Administração.
O prefeito eleito também anunciou dois petistas que farão parte do seu governo. O deputado federal Jorge Bittar (PT) vai comandar a Secretaria de Habitação e Marcelo Costa (PT), que é funcionário da Alerj (Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro), assumirá a pasta do Desenvolvimento Econômico.
Paes ainda nomeou Sérgio Moreira Dias como futuro secretário de Urbanismo da cidade. O urbanista é criador do projeto Rio Orla.
Marcello Faulhaber, coordenador do plano de governo, é cotado para a Secretaria de Planejamento, e o ex-secretário da Receita Federal Jorge Rachid, por sua vez, deve ser anunciado como secretário municipal de Fazenda.