A coligação "Renovação com Responsabilidade", cujo candidato José Bonifácio Mourão (PSDB) perdeu a eleição para a Prefeitura de Governador Valadares (MG), entrou com recurso no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para anular a decisão que manteve o registro da prefeita eleita Elisa Maria Costa (PT).
Segundo a coligação, a petista participou no dia 18 de julho, durante a campanha eleitoral, de cerimônia de inauguração de uma sala na agência da Caixa Econômica Federal no município destinada ao atendimento exclusivo de prefeituras da região.
A coligação derrotada argumenta que a então candidata teria violado a legislação eleitoral que proíbe os candidatos a cargos do Poder Executivo de participar de inaugurações de obras públicas nos três meses que antecedem a eleição. O candidato que desrespeitar a proibição fica sujeito à cassação do registro da candidatura.
Na a Justiça Eleitoral, a petista participou da cerimônia na condição de espectadora e considerou a representação improcedente. A decisão foi confirmada pelo TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral) de Minas Gerais.
Elisa Maria Costa foi eleita no primeiro turno com 68.059 votos --49,09% dos votos válidos.