O candidato a prefeito do Rio de Janeiro Fernando Gabeira (PV) disse nesta quarta-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva escapou de uma "cilada" ontem, ao não declarar apoio oficialmente ao seu adversário Eduardo Paes (PMDB). Para Gabeira, o PMDB e Paes estariam tentando atrair Lula para uma "derrota absolutamente desnecessária".
"Seria uma armadilha porque o presidente Lula tem muito prestígio e sabe da situação aqui do Rio. Ele vai ser informado de que eu vou vencer as eleições e que o lado mais progressista é o que eu represento. O Lula é mais esperto que todos eles e certamente percebeu que não é esse caminho", disse Gabeira, durante caminhada em Campo Grande, na zona oeste.
Lula esteve nesta terça-feira no Rio e almoçou com Paes e o governador Sérgio Cabral (PMDB). O petista não se comprometeu a fazer campanha para o ex-tucano, que, quando era deputado federal, lhe fez dura oposição como relator-adjunto da CPI dos Correios.
Nesta quarta-feira, mesmo sem o aval explícito de Lula, o PT fechou apoio ao peemedebista. O candidato a prefeito do PT derrotado no primeiro turno, Alessandro Molon, não participou do evento na sede do partido no Rio.
Gabeira, que tem conversado com Molon, sugeriu que ele não seguisse a orientação partidária. "Eu quero que o Molon cresça muito na política carioca. Ele sabe que a minha proposta é parecida com a dele. Às vezes você apoiando o seu partido você afunda com ele. Em certos momentos é preciso abandoná-lo para sobreviver", disse.
Molon não foi localizado pela reportagem para comentar os segundo turno da eleição carioca. Ainda sobre a aliança PT-PMDB, Gabeira expressou que terá a maioria dos votos dos eleitores do PT. "Os eleitores do PT vão ficar do meu lado e a direção do partido, do outro", disse.