O deputado federal Virgílio Guimarães (PT) assumiu hoje (7) a coordenação geral da campanha de Márcio Lacerda (PSB) à prefeitura de Belo Horizonte, com responsabilidade de fazer com que a candidatura volte a crescer e não seja ameaçada no segundo turno por Leonardo Quintão (PMDB).
Uma mudança já anunciada é a maior disposição para os debates. No primeiro turno, Lacerda evitou comparecer a eventos do gênero em sindicatos e universidades, o que deu munição aos adversários.
;Não existem mais sombras. Agora tem que atacar em um palco iluminado. Vamos fazer seis debates de maneira organizada, sem armadilhas, sem armações, de maneira clara e transparente. Não é questão de ser agressivo, mas estamos prontos para as comparações;, afirmou Guimarães.
O coordenador informou que irá se licenciar na Câmara dos Deputados para se dedicar 100% à campanha do candidato, apoiado pelo governador Aécio Neves (PSDB) e pelo prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT). Assim como os caciques, Guimarães aponta a aliança informal entre tucanos e petistas como exemplo para o país.
;O Brasil precisa chegar bem em 2010. Belo Horizonte mostra que é possível ter civilidade, paz nas relações políticas e integração entre partidos;, defendeu. ;Ele [Márcio Lacerda] saiu com 3% e foi para 44%. Foi a maior façanha do Brasil e agora temos todas as condições de vencer;, acrescentou.
Guimarães ressaltou o objetivo de ter ;o PT inteiro; na campanha. Ministros mineiros do governo Lula filiados ao partido, Patrus Ananias (do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e Luiz Dulci (da Secretaria Geral da Presidência da República) se mantiveram distantes dos palanques de Lacerda no primeiro turno, por serem contrários ao acordo firmado com o PSDB.
;A tendência é estender as mãos. Queremos todos juntos;, resumiu o coordenador, que terá ainda o desafio de atrair o apoio de Jô Moraes (PCdoB) e de Sérgio Miranda (PDT), terceiro e quarto colocados no primeiro turno.
Entretanto, Leonardo Quintão também já abriu negociações com comunistas e trabalhistas, além de já ter anunciado oficialmente o apoio de Jorge Piriquito (PRTB), sétimo colocado no primeiro turno. O candidato do PMDB cancelou uma caminhada no centro da cidade prevista para a tarde de hoje para se dedicar à costura das possíveis adesões. Ele já se reuniu com a direção estadual do PCdoB, marcou encontro com Sérgio Miranda para ainda esta semana e estará amanhã em Brasília para novas articulações.
A posição de Jô Moraes na disputa em Belo Horizonte deve ser definida em reunião com a direção nacional do PCdoB, na próxima quinta-feira.