Reeleita para a prefeitura da capital do Ceará, a prefeita Luizianne Lins (PT) vai iniciar uma série de viagens para vários estados onde o seu partido tem chances de eleger candidatos no segundo turno. São Paulo deve ser uma das capitais visitadas, pelo fato de ter um grande contingente eleitoral nordestino. Ela não fala em planos para a partir de 2009, mas deve trocar o perfil ideológico de seu secretariado por um quadro mais técnico.
Luizianne saiu da eleição à prefeitura vitoriosa frente aos tradicionais grupos políticos, principalmente o liderado pelo senador Tasso Jeiressatti (PSDB) e Ciro Gomes (PSB), de quem guarda rancor pelos ataques recebidos durante a campanha. Segundo a prefeita, Ciro não respeitou sua administração, chegando a usar palavras chulas nos ataques.
;Fiquei decepcionada com a grosseria, leviandade e falta de respeito com a nossa candidatura;, desabafou, em entrevista ao Correio. ;Zero problema com a Luizianne;, minimiza o deputado. ;Converso até com o penca;, acrescenta ele, usando um termo local que representa dialogar com qualquer pessoa.
Ela afirma, no entanto, que manterá o apoio ao irmão do deputado, o governador Cid Gomes (PSB), de quem recebeu ajuda durante a campanha. ;A eleição de Luizianne mostra que realmente há um novo grupo surgindo, que vai superar os que já estão aí há 20 anos;, avalia o deputado Eunício de Oliveira (PMDB-CE).
Com isso, o quadro eleitoral do Ceará para 2010 fica praticamente definido. Cid disputará à reeleição e Eunício concorre a uma das vagas do Senado. A outra deverá ser colocada à disposição de Tasso, contra a vontade da prefeita. ;Prefiro apostar que o Cid não apoiará a reeleição de Tasso;, diz Luizianne. ;O PT no estado, em nenhuma hipótese, vai fazer alianças com o PSDB;, acrescenta ela.
Como fez após a campanha de 2004, Luizianne Lins vai ajudar na campanha do PT em algumas capitais, onde o partido disputa o segundo turno. Além de Marta Suplicy, em São Paulo, ela pretende apoiar Maria do Rosário, em Porto Alegre.