As eleições municipais de 2008 foram consideradas tranqüilas pelo ministro Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Eduardo Caputo Bastos, em balanço feito pouco antes do encerramento das votações.
O TSE registrou 2.511 ocorrências de casos como boca-de-urna e aglomeração de eleitores envolvendo candidatos e não-candidatos. Um total de 101 candidatos foram presos, 63 deles pela prática de boca-de-urna. Outras 224 ocorrências envolvendo candidatos foram registradas, porém, sem resultar em prisão.
;O ideal seria que não tivesse nenhum candidato preso, o ideal é que esses que se apresentam como representantes fossem os primeiros a dar o bom exemplo;, comentou o ministro Carlos Eduardo.
Em todo o país, 1.898 urnas foram substituídas, número que representa 5,01% do total das urnas. Apenas cinco seções registram votação com urnas manuais, o correspondente a 0,001% do total de sessões em todo o país.
Um problema técnico, de incompatibilidade entre o cartão de memória com as fotos de candidatos e a urna, modelo de 1998, foi registrado em Goiânia, capital de Goiás. O TSE decidiu que não haverá prorrogação do horário de votação na sessão. Serão apenas concedidas senhas para quem estiver na fila no momento de encerramento da votação.