O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, autorizou no sábado (04/10) o envio de tropas federais para reforçar a segurança do Tribunal Regional Eleitoral de Tocantins (TRE-TO), em Palmas, nas eleições realizadas neste domingo (05/10). Com a decisão deste sábado, são 460 localidades em 11 estados que estão recebendo tropas federais no primeiro turno eleitoral.
O TRE de Tocantins pediu ao TSE o reforço policial argumentando que, em eleições passadas, ocorreram problemas na eleição decorrente de acirramento na disputa municipal. O envio de tropas visa a garantir a integridade física de juízes e servidores do tribunal eleitoral daquele estado.
O TSE já repassou mais de R$ 41 milhões para o Ministério da Defesa administrar o envio de tropas federais ; caso do Exército ; para os estados e para o Rio de Janeiro. Além do Tocantins, contarão com reforço federal os estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Rio de Janeiro
O caso do Rio de Janeiro, onde ocorre a Operação Guanabara, é peculiar. Por lá, as tropas federais estão acompanhando o pleito desde o início de setembro ; diferentemente das demais localidades, onde o auxílio se restringirá a este domingo. A presença das tropas na capital fluminense é para evitar que as milícias e o tráfico de drogas constranjam os eleitores a votar em seus candidatos nas eleições.