Aparecida de Goiânia ; A eleição em Aparecida de Goiânia (GO) é tão estratégica no cenário polÃtico de Goiás quanto a disputa pela prefeitura da capital goiana. Segundo maior colégio eleitoral do estado, a cidade de 475 mil moradores e 232 mil eleitores atraiu a cobiça de um figurão da polÃtica local, o ex-governador e ex-senador Maguito Vilela (PMDB), que concorre pela primeira vez em sua trajetória polÃtica ao cargo de prefeito. No domingo, ele vai disputar a preferência do eleitorado com Marlúcio Pereira (PTB), apoiado pelo prefeito José Macedo (PR), e com Hélio Moreira (PSol).
O PMDB foi derrotado duas vezes consecutivas na sucessão estadual, em 2002 e 2006, tendo Maguito como candidato. Agora, está em busca de maneiras de se fortalecer, já de olho na disputa pelo governo, em 2010, que começa a ser desenhada a partir do resultado das urnas, no domingo. Uma vitória em Aparecida, onde a presença da legenda é tÃmida diante do poderio de partidos dominantes, como o PR e o PTB, ajudaria a dar corpo à s pretensões peemedebistas. Apesar das derrotas, Maguito teve boas votações na cidade ao ser candidato ao governo nas duas últimas eleições e aposta todas as fichas no municÃpio. ;Eu poderia estar disputando a prefeitura em outras cidades. Também poderia disputar o Senado, com muita chance. Além disso, estava na vice-presidência de governo do Banco do Brasil, mas decidi deixar tudo de lado por causa da eleição aqui.;
A estratégia começou a ser traçada em 2007, quando o diretório estadual cogitou lançar nomes de peso do PMDB em cidades-chave. De inÃcio, a decisão pelo nome de Maguito em Aparecida não foi bem recebida. Para evitar mais crÃticas, ele demorou a assumir que era candidato. Vencido o impasse, transferiu o domicÃlio eleitoral e comprou uma casa na cidade. E recebeu a benção do prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), que tenta a reeleição na capital. ;Foi uma decisão minha, mas aplaudida por ele;, contou Maguito.
Ouça o candidato a prefeito de Aparecida