O candidato do DEM à prefeitura baiana, deputado ACM Neto, avaliou na manhã desta sexta-feira (3/10) que deve conseguir melhorar o desempenho nas pesquisas após o debate realizado na noite passada pela TV Globo. "As pessoas acham que fomos bem, e isso pode dar em voto", disse.
O candidato fez logo cedo uma das últimas caminhadas antes da votação do primeiro turno no domingo. Passou pelo Shopping Iguatemi, e pediu votos de ambulantes da região. A campanha de Neto acendeu a luz amarela na última quarta-feira quando pesquisa Datafolha o colocou em segundo lugar, e não em primeiro, ameaçando as chances de chegar ao segundo turno, já que o petista Walter Pinheiro aparece em terceiro com pouca diferença em relação ao democrata.
Nesta manhã, o deputado disse estar confiante, mas evitou comemorar a passagem a próxima votação. "Eu preciso, primeiro, ser escolhido para o segundo turno", disse. "Estou muito calejado com pesquisa", ressaltou. Até domingo, ACM Neto e os outros quatro candidatos, João Henrique (PMDB), Walter Pinheiro (PT), Antonio Imbassahy (PSDB) e Hilton Coelho (PSol), programaram caminhadas para encerrar a campanha eleitoral.
Debate
Durante o debate, Walter Pinheiro e o candidato do PSDB, Antonio Imbassahy, fizeram uma dobradinha para atacar João Henrique. Acuado, o prefeito chegou a falar que "falta caráter" ao tucano. Imbassahy rebateu. "Me respeite, porque fui secretário de estado, governei o estado, e prefeito de Salvador", disse.
No programa, João Henrique ameaçou fazer uma dupla com ACM Neto para criticar o petista e Imbassahy. Em alguns momentos, a estratégia deu certo. Só que o deputado do DEM também não perdeu a chance de bater no peemedebista.
João Henrique virou o alvo dos adversários depois do crescimento nas últimas pesquisas eleitorais. Levantamento do Datafolha divulgado na quarta-feira mostra o prefeito com 25% das intenções de voto, seguido de perto por ACM Neto, com 24%, e Pinheiro, que aparece com 22%. Já Imbassahy obteve 14%.
O cenário é de indefinição em Salvador. PT e PMDB se atacam e poupam ACM Neto porque querem enfrentá-lo no segundo turno. Apostam que o candidato do DEM ficará isolado, principalmente porque Lula poderá apoiar seu adversário. O presidente já avisou que se manterá neutro se passarem do primeiro turno os candidatos petista e peemedebista, porque pertencem a partidos da base do governo.