Às vésperas da eleição de domingo (5), o candidato à reeleição à prefeitura de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), se consolida como o segundo colocado na disputa que tem a petista Marta Suplicy em primeiro lugar. Pesquisa realizada pelo Datafolha, nos dias 29 e 30 de setembro, e divulgada hoje (1º), mostra que o democrata abriu oito pontos de vantagem sobre o terceiro colocado, Geraldo Alckmin (PSDB), e está, agora, a também oito pontos de Marta Suplicy.
De acordo com o Datafolha, se o primeiro turno da eleição fosse realizado hoje, Marta Suplicy teria 38% dos votos válidos, e iria para o segundo turno com Gilberto Kassab, que atingiria 29%. Geraldo Alckmin ficaria em terceiro, com 20%.
O ex-prefeito Paulo Maluf (PP) alcançou 7% das preferências e Soninha (PPS) se mantém com 4%. Ivan Valente (PSOL) atinge, pela quarta vez consecutiva, 1% das intenções de voto. Anaí Caproni (PCO), Ciro (PTC), Edmilson Costa (PCB), Levy Fidelix (PRTB) e Renato Reichmann (PMN) foram citados, mas não alcançaram 1% das menções. Os eleitores sem candidato são 7%; votariam em branco ou anulariam o voto, 4%, e não saberiam em quem votar, 3%.
Nas simulações para um eventual segundo turno, segundo o Datafolha, Marta Suplicy perderia a disputa, tanto para Kassab, como para Alckmin. É a primeira vez nessa série de pesquisas do Datafolha que Kassab assume a liderança nas simulações de segundo turno, com vantagem que supera a margem de erro (de três pontos percentuais, para mais e para menos).
Na simulação de segundo turno entre Kassab e Marta, o democrata teria 49% do total de votos, cinco pontos a mais do que a petista, que ficaria com 44%. Se o segundo turno fosse entre Alckmin e Marta, os percentuais seriam idênticos aos registrados no confronto entre o democrata e a petista: 49% votariam no tucano e 44% dariam seu voto à candidata do PT.
De acordo com o Datafolha, foram ouvidos 1.954 eleitores da cidade de São Paulo, a partir dos 16 anos de idade.