A quatro dias da realização do primeiro turno das eleições municipais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (01/10) que não pretende mais participar de campanhas políticas. O comentário ocorreu durante a reunião de coordenação política, da qual participaram o vice-presidente José Alencar e sete ministros. No entanto, Lula manteve sua decisão de votar em São Bernardo do Campo (SP) no domingo.
Interlocutores do presidente não descartam a possibilidade de ele se reunir, no próximo sábado (4), com candidatos da região do ABC paulista. A idéia é reunir com os políticos em Santo André (SP).
Durante a reunião de coordenação, o presidente disse que ainda não decidiu como será sua participação nos dias que antecedem a realização do segundo turno das eleições municipais.
Por cerca de uma hora, Lula reuniu Alencar e os ministros Tarso Genro (Justiça), Guido Mantega (Fazenda), Paulo Bernardo (Planejamento), Dilma Rousseff (Casa Civil), Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência), Franklin Martins (Comunicação Social) e José Múcio Monteiro (Relações Institucionais).
Para colaboradores do governo, Lula deverá fazer campanha política para nomes específicos em busca da vitória nas urnas, um deles seria o da candidata do PT à prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy.
Paralelamente, o presidente liberou seus assessores direitos para que participem desta reta final do primeiro turno. Um dos mais atuantes é Múcio que além das eleições em Pernambuco, também articula uma futura parceria do PTB com o PT em São Paulo em favor de Marta Suplicy.