A seis dias das eleições municipais, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Carlos Ayres Britto, disse que as campanhas políticas ocorrem dentro da tranqüilidade deseja pela Justiça Eleitoral. O ministro disse que as Forças Armadas cumprem a tarefa de garantir a ordem de forma "magnificante".
Segundo ele, o alerta está mantido apesar da ausência de registros considerados anormais. "O alerta está mantido. Tudo está previsto. Nós assinamos com as Forças Armadas um termo de engajamento e até agora tudo está correndo muito bem", afirmou Ayres Britto.
Em seguida, o ministro disse: "Está tudo correndo muito bem dentro do previsto. As Forças Armadas estão coordenando um processo [que une] forças civis e militares e têm cumprido seu papel magnificamente".
O presidente do TSE afirmou que tem sido informado permanentemente, por meio de telefonemas e relatórios, sobre a atuação das Forças Armadas. "De modo que esperamos que tudo transcorra no Rio a confortar a comunidade, os candidatos e a própria imprensa que tem o direito de tudo cobrir, de tudo analisar e comentar", disse ele.
Expectativas
Segundo Ayres Britto, as eleições municipais em todo país deverão ser "limpas e tranqüilas". Porém, de acordo com ele, a Justiça Eleitoral está preparada para a ocorrência de fraudes. Para o ministro, as preocupações principais são em torno das possibilidades de compra de votos e de violência envolvendo candidatos e eleitores.
"Nossa expectativa é de otimismo. Mas não vamos fechar os olhos para as dificuldades. Queremos uma eleição diferenciada para o clima de descontração e alegraia. É isso que nos move e estimula", afirmou Ayres Britto.
O ministro não quis antecipar as previsões de prazos para a divulgação dos resultados das eleições, que serão realizadas nos dias 5 e 26. De acordo com o presidente do TSE, o objetivo é acelerar "o máximo o possível".