O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio de Janeiro apreendeu nesta segunda-feira 400 quilos de propaganda irregular, dois ônibus e três carros de som em Magé. Segundo o tribunal, a maioria do material confiscado são placas e cavaletes de diversos candidatos afixados em locais proibidos pela legislação eleitoral.
Um dos ônibus apreendidos divulgava a campanha da prefeita de Magé, Núbia Cozzolino (PMDB), que disputa a reeleição. Segundo o tribunal, o veículo foi apreendido por ter nas laterais adesivos de tamanho superior aos quatro metros quadrados previstos em lei.
O outro ônibus foi apreendido porque carregava um outdoor de um candidato a vereador, tipo de propaganda que é proibida por lei.
Segundo o tribunal, os carros de som foram apreendidos porque faziam propaganda eleitoral a menos de 200 metros dos prédios do fórum e da prefeitura, o que contraria a legislação eleitoral.
Na operação, os fiscais também apreenderam um bilhete apócrifo que relata um encontro marcado para o dia 29 de outubro entre motoristas de transporte alternativo e a prefeita. O bilhete ressalta a importância da presença dos convocados para decidir o futuro da categoria.
A operação em Magé envolveu 43 fiscais, entre funcionários do TRE, da Polícia Federal e do Grupo de Apoio à Promotoria. Os veículos apreendidos foram levados para o 34° Batalhão da PM, em Magé.