Cerca de 170 mil eleitores que vivem no DF deverão justificar a ausência às urnas nas eleições municipais que movimentam o país nos próximos dias 5 e 26 de outubro. O número de justificativas a serem realizadas representa mais que 10% do eleitorado do DF ; que é de 1.663.720 pessoas. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral do DF.
Para agilizar o atendimento, durante os dois turnos, 118 Postos de Justificativa com 572 mesas receptoras serão montados. Ao todo, 1.144 urnas eletrônicas e 3.878 agentes eleitorais foram convocados para participar do processo. Todo eleitor com domicílio eleitoral nos estados e que estiver no DF no dia das votações deverá justificar sua ausência. Caso não o faça, ele terá 60 dias após as eleições para fazê-lo no Cartório Eleitoral em que está inscrito. Em caso de brasileiros domiciliados no exterior, a justificativa não é necessária, já que os mesmos votam apenas nas eleições gerais para presidente. No entanto, quem estiver em trânsito fora do país deverá justificar a ausência até 30 dias após sua chegada ao Brasil. Quem deixa de justificar e de votar por três vezes consecutivas está sujeito a perder o título eleitoral, além de pagar multa.
Para justificar a ausência o eleitor deve comparecer a um dos locais de justificativa com o formulário devidamente preenchido e com o número do título eleitoral.
O formulário de justificativa poderá ser obtido no site do TRE-DF (www.tre-df.gov.br) ou do TSE (www.tse.gov.br) e também nos Cartórios Eleitorais. Nos dias do pleito o eleitor poderá obter o formulário de justificativa nos postos distribuídos no Distrito Federal. O tribunal aconselha ao eleitor que leve o formulário preenchido para evitar transtornos. O número do título eleitoral e outras informações podem ser obtidas na Central de Atendimento do TRE-DF (3441 1000).