A menos de duas semanas para o primeiro turno e com as pesquisas mostrando grande equilíbrio entre quatro candidaturas ; nos levantamentos, Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM) lidera, com pequena margem sobre Antonio Imbassahy (PSDB), João Henrique Carneiro (PMDB) e Walter Pinheiro (PT), embolados em segundo ;, a disputa pela Prefeitura de Salvador parece ter se transformado em uma briga para definir quem é mais amigo do presidente Lula.
Nos programas do horário eleitoral, os candidatos tentam ;colar; sua imagem à do presidente. Até os candidatos de partidos de oposição ao governo federal, ACM Neto e Imbassahy, acabam envolvidos.
Atual prefeito e concorrente à reeleição, João Henrique Carneiro (PMDB) é quem mais tenta atrelar seu nome ao de Lula. Fotos e vídeos de arquivo mostram João Henrique ao lado de Lula e do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, à exaustão. ;A parceria não é só de amizade, mas de trabalho também;, diz a propaganda, enquanto enumera as obras feitas na cidade com dinheiro do governo federal.
Walter Pinheiro é o maior exemplo de que ter proximidade com Lula é garantia de votos na capital baiana. Desconhecido da maioria da população, começou a corrida eleitoral com cerca de 5% das intenções. Tem, hoje, entre 15% e 20% do eleitorado, de acordo com as pesquisas, empatado com Carneiro e Imbassahy.