Rio de Janeiro - O candidato do PTdoB à prefeitura do Rio de Janeiro, Vinícius Cordeiro, quer usar sua campanha para fomentar a discussão a respeito da gestão da cidade. Além disso, o candidato afirmou que a educação é sua principal bandeira, já que, segundo ele, apenas o ensino vai solucionar os problemas de violência da cidade.
"A violência só tem solução por meio da educação. A gente quer conquistar melhores equipamentos escolares, melhorar os salários dos professores e do pessoal de apoio. É preciso investir também na volta dos alunos às salas de aula, combater a evasão escolar. Mas isso não se faz com promessas. É necessário um esforço muito grande da comunidade e da prefeitura, uma decisão política de realmente dar prioridade a isso", disse.
Vinícius Cordeiro afirmou que os 25 % do orçamento do município destinados à educação não são aplicados pela atual prefeitura do Rio na rede municipal de ensino. Ele defendeu a aplicação desses recursos, ou até um valor superior, para melhorar a situação da educação na cidade. O candidato lembrou que o Rio ficou mal posicionado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O candidato do PTdoB disse acreditar que a área de transporte deverá ser pensada como uma rede interligada, para que os investimentos sejam feitos de forma integrada. Ele disse que os requisitos para a candidatura da cidade do Rio para sediar as Olimpíadas de 2016 precisam ser cumpridos.
Para Vinícius Cordeiro, o transporte coletivo deve ser repensado e redistribuído, e a oferta de transporte de massas deve ser diversificada. Para diminuir o caos nas ruas, ele quer reordenar o trânsito com nova sinalização. Outra proposta do candidato para o setor é permitir que taxistas e usuários também façam parte do Conselho Municipal de Trânsito, e não apenas os empresários, como ocorre atualmente.
Cordeiro afirmou que vai instituir um controle epidemiológico permanente para prevenir a dengue, com a volta do fumacê e com a melhoria do salário dos agentes de saúde. Esse controle epidemiológico servirá também para a prevenção de outras doenças, como a rubéola e o sarampo.
Ainda a respeito da saúde, Vinícius Cordeiro disse que é urgente que o município recupere 100% da gestão plena dos hospitais e se integre com o governo federal para conseguir investimentos, principalmente para contratação de novos profissionais. O candidato disse que pretende ainda aumentar o número de equipes que trabalham no Programa Saúde da Família (PSF).
Como um diferencial em relação aos demais candidatos, Vinícius Cordeiro afirmou que é o único que tem propostas para os trabalhadores das atividades econômicas noturnas da cidade e disse que não é financiado por grandes empresas ou corporações.
"Hoje são mais de 800 mil pessoas que trabalham na atividade noturna, nas obras noturnas, nas casas noturnas, no comércio noturno. Hoje são mais de 32 mil taxistas, que sequer são mencionados no programa dos candidatos ao governo municipal. Chega de votar nessa gente. Ouse mudar."